sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo

O texto de Almeida e Prado nos faz refletir sobre as possibilidades de integração das tecnologias ao currículo. De acordo com Costa (2005) a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. No entanto, essas mudanças só poderão se concretizar se compreendermos a concepção do currículo o qual desejamos desenvolver. Portanto é necessário conhecer às características das tecnologias as quais devam ser desenvolvidas em atividades pedagógicas, estas devem possuir objetivos claros e especificados.
Para conhecê-lo a possibilidade de integração de tecnologias ao currículo, de acordo com as autoras, é necessário criar um design educacional. O Design educacional de acordo com Almeida e Prado (2008) é um processo dialético no qual forma e conteúdo, tecnologia e educação, se inter-relacionam e constituem o currículo construído na ação com a intenção explícita de favorecer ao aluno a aprendizagem significativa em um processo dialógico, que trabalha com o conhecimento em rede numa abordagem construtiva e sócio-interacionista.
Portanto, o design educacional será a trilha a qual o professor deverá percorrer para elaborar uma interação entre os seus conteúdos e as tecnologias, sendo assim é necessário que fique claro nesse diálogo por que usar uma determinada ferramenta tecnológica, qual sua relação para a aprendizagem do aluno e que passos o professor deve seguir para unir essa ferramenta aos conteúdos pedagógicos.
Também é necessário para a elaboração do design educacional que o professor não tenha uma visão reducionista do currículo, este deve ser visto como uma construção social. Conforme a autora, para se trabalhar a integração do currículo é necessária o trabalho com projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário